sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ANTÍFONAS DO Ó - Dia 17 de Dezembro

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, (1)  
Atingindo de uma a outra extremidade
e tudo dispondo com força e suavidade : (2)
Vinde ensinar-nos o caminho da prudência! (3)  


Referências Bíblicas :


(1)    Saí da boca do Altíssimo, diz a Sabedoria, como a neblina cobri a terra...Então o criador de todas as coisas deu-me uma ordem. Ele me disse : “Instala-te em Jacó, em Israel terás a tua herança” (Eclo 24,3.8).


(2)    (A sabedoria) alcança com vigor de um extremo ao outro e governa o universo retamente (Sb 8,1 e todo o Sb 7).


(3)    Quem ensinaria a Deus o caminho do julgamento prudente e sábio? (Is 40,14) e Dá, pois, a teu servo um coração que escuta para governar o teu povo e para discernir entre o bem e o mal...(1 Rs3,9).

Esta antífona é dirigida ao Filho. É a Palavra ( o Verbo – Jo 1,1) que sai da boca do Pai, apresentando-nos a origem de Jesus Cristo. Somos convidados a contemplar o que professamos no Símbolo Niceno-Constantinopolitano :
‘Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos : Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.’
Com Cristo-Sabedoria se cumpre a palavra do salmista : Vós lhes destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes (Sl 8,7). Este poder, com a força que vem do alto, será necessário a Cristo para vencer o combate que acontecerá entre a luz e as trevas, com a encarnação do Filho de Deus.
O Vinde é a única oração que vale! (Ap 22,20). É o grito de toda a humanidade sedenta do paraíso perdido. Só o Messias, Emanuel, pode nos ensinar o caminho da prudência, tomado num clima de inocência, de pureza, em que cada um realiza o que o Senhor lhe pede.


Antifone "O" della Novena di Natale 
O Sapientia in canto gregoriano secondo il rito romano (non il rito domenicano)
Cantuale Antonianum 


Nenhum comentário:

Postar um comentário