quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ANTÍFONAS DO Ó - Dia 22 de Dezembro

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Ó Rei das nações
e objeto de seus desejos, (1)
pedra angular (2)
que reunis (3) em vós judeus e gentios :
Vinde e salvai o homem que do limo formastes . (4)
            
Referências Bíblicas :
(1)    Abalarei todas as nações, então afluirão  e eu encherei este Templo de glória (Ag 2,7).
(2)    Eis que porei em Sião uma pedra, uma pedra de granito, pedra angular e preciosa, uma pedra de alicerce bem firmada, aquele que nela puser a sua confiança não será abalado (Is 28,16).
A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angula (Sl 117,22).
(3)    Cristo Jesus é a nossa paz, de ambos os povos fez um só, tendo derrubado o muro de separação...Estais edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas do qual é Cristo Jesus a pedra angular (Ef 2,14-20).

(4)    O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente (Gn 2,7). 



Esta antífona canta o Filho de Deus – PEDRA ANGULAR. Ao decorrer do Antigo Testamento, o Senhor é chamado como sendo a Rocha. São Pedro, que de Simão o Senhor Jesus chamará de Cefas ( que quer dizer pedra), nos introduz no fundamento inabalável de nosso Deus, nosso Amém! (cf. 1Pd 2,4-8).  
O  REI DAS NAÇÕES vai restituir ao homem pecador com a Sua salvação a imagem e semelhança perdidas. Cristo, pela redenção, congregará na unidade todos os filhos dispersos (Jo 11,52) e assim haverá um só rebanho e um só pastor (Jo 10,16). Tudo isso se realizará pela edificação da Igreja.


Antifone "O" della Novena di Natale
O Rex Gentium in canto gregoriano secondo il rito romano (non il rito domenicano)
Cantuale Antonianum

Nenhum comentário:

Postar um comentário