sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Sermão de Santo António aos Peixes - Panorama

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
 
  
 
            Para aguçar nossa fé católica apostólica romana e levarmos adiante a Palavra e os Ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, olhemos um pouco para trás antes de prosseguirmos no estreito caminho que leva à Escola de Serviço do Senhor.
 
            Contemplemos atentamente o trabalho profícuo e inesgotável de um mestre da oratória e da evangelização : Padre António Vieira, missionário português da Companhia de Jesus e um dos mais influentes personagens do século XVII.

            Dono de um temperamento apto a enfrentar resistências e notável prosador, António Vieira possuía um espírito ativo, obstinado, que tinha imenso prazer em lutar. Nas atitudes audaciosas, estava acima de seu tempo. Com avidez, combatia o despotismo dos colonos no Brasil, era a favor dos cristãos novos e grande defensor dos indígenas.
            Mesmo tendo uma saúde frágil, cruzou sete vezes o oceano Atlântico e percorreu milhares de quilômetros a pé ou de canoa.
            Sua crença messiânica e mito fundamental de vida era o Quinto Império. Os quatro primeiros, seriam, em ordem : os Assírios, os Persas, os Gregos e os Romanos. Por último, o Império Português. Com sua poderosa inteligência, projetava mundos para acomodar seus sonhos.
            De personalidade ferrenha, foi um dos primeiros adversários católicos da Inquisição em Portugal. Esta, por sua vez, sobrepujou sua rebeldia, mantendo-o preso e submetido ao silêncio por determinado período.
            No exuberante texto de O Sermão de Santo António aos Peixes, cravejado de sátira e fina ironia em linguagem barroca, denuncia os maus tratos que os fortes impõem aos fracos, criticando o absolutismo dos grandes, que, como peixes, vivem da imolação de muitos pequenos, os quais ‘engolem’ e ‘devoram’.
            Os fortes, no caso, eram os gananciosos colonos do Maranhão, que no Brasil podiam ser magnânimos, mas em Portugal ‘acham outros maiores que os comam, também a eles’.       
           Dias depois de pregar este sermão, no qual os peixes são a personificação dos homens, Vieira partiu para Lisboa. Por motivos óbvios, só os índios esperavam que ele retornasse - o retorno do payassú, ou padre grande, como era conhecido.
            Sem jamais se desviar da sagrada teologia, nosso brilhante orador incitava e convencia os ouvintes com sua argumentação em torno da alegoria e do exemplo, revelando pungente predomínio do moral sobre o dogmático, condizente com o homem de ação intensa, visionário e lutador incansável. 
  
          Traço geral dos sermões de António Vieira :
Introdução
ü  exposição do tema
ü  declaração do ponto de vista a ser defendido e como faze-lo
ü  argumentos a favor e contra
ü  exemplos

Desenvolvimento
ü  referência a autores, experiências, estudos, etc
ü  reforço do ponto de vista pessoal
ü  sumário do que foi dito

Conclusão
ü  antevisão do que vai acontecer a seguir
ü  formulação de apelo motivador
 

             O título deste sermão provém da lenda que se conta a respeito de Santo António. Ele foi muito mal recebido numa pregação em Arimino ( atual Rimini, Itália ), e mesmo perseguido, dirigiu-se à praia e pregou aos peixes, que o teriam escutado com atenção, em contraste com os homens.

            Esta obra tem a estrutura resumida de um discurso clássico e foi organizada em três partes, contemplando seis capítulos :
 
ü  Exórdio (prólogo) – capítulo I –  expõe o plano a desenvolver e das idéias a defender, partindo de uma frase da Bíblia, por exemplo
ü  Confirmação  capítulos II, III, IV e V – expõe o tema e seu desenvolvimento
ü  Peroração (epílogo)   capítulo VI – conclui  o discurso
 
 
Faz-se necessário ter em mente estes pontos fundamentais :
. Pregador  ->  Sermão  ->  Ouvinte
 
 
            E os aspectos em torno do Pregador :
            . a pessoa ou o que ele é
            . a ciência que ele tem
            . a matéria que ele trata
            . o estilo que ele segue
            . a voz que profere   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário