sábado, 31 de dezembro de 2011

A SAGRADA FAMÍLIA






Dia 30 de dezembro se comemora o dia da Sagrada Família, que se compõe de Jesus Maria e José. 

Tanto se falou sobre ela, porém, nunca se esgotarão palavras e textos para enaltecer tão majestosas pessoas.
 
Alegra-te ó cheia de graça, o Senhor é contigo. Anunciando-lhe que haveria de dar à luz um filho, (concebido pelo Espírito Santo de Deus) e que se chamaria Emmanuel ( Deus conosco). Maria, exemplo de obediência plena, até o fim, disse sim para a vinda de Jesus. Também creu quando, em seu colo, reposou o corpo dilacerado e inerte do Deus homem, sem nenhum gesto de afetação, pois já guardara as palavras de Simeão quando lhe disse que a espada da dor lhe traspassaria o peito pela salvação do mundo. 

A José, da linhagem de David, fora dada a oportunidade de acreditar nas palavras de sua prometida Maria, de que estava gestando o filho de Deus por ação do Espírito Santo. A ele também fora atribuída uma oblação: a de ser pai de Jesus, crendo na sua concepção divina; nada fácil para os costumes e tradições da época, mas José obedeceu após a visita do anjo do Senhor que lhe confirma ser verdadeira a afirmação de Maria. E, sem mais desconfiança, tomou seu encargo e foi o pai humano de Jesus, certamente um bom companheiro em seu ofício de carpinteiro. 

Assim, esses dois jovens, Maria e José, escolhidos por Deus e aceitando, humildemente, seu duro encargo, presentearam os povos de todas as nações com o Menino Jesus. E, enfrentando todos os empecilhos, (desde a desconfiança que recaia sobre a fidelidade de Maria ao noivo, o nascimento de Jesus em um estábulo, porque não lhe forneceram hospedaria, na fuga do Egito, até o perigo do recenseamento, pelo Rei Herodes que mandara exterminar todas as crianças de até dois anos de idade). 

A Sagrada Família levava consigo o Filho de Deus, Jesus feito homem, que viera ao mundo para viver sob o signo da perseguição. Esse jovem casal criou nosso Salvador com obediência, fé, perseverança e confiança nos desígnios do Pai. José morre antes de ver seu filho crucificado. Maria, mais agraciada, colheu em seus braços o filho morto. Mas teve a grande ventura de vê-lo ressuscitar dos mortos para júbilo de todos. 

Essa venerável família nos ensinou a disciplina espiritual necessária, haurida pela obediência à Sagrada Palavra, para o adquirirmos conhecimento de como seguir a Cristo Jesus. Nos ensinou o imprescindível silêncio e aquietação do espírito para a oração, a simplicidade, para escutarmos e aprender como vivenciar uma vida verdadeiramente interior em família. 

A Família de Nazaré nos deixa a lição de como viver na comunhão, no amor, no trabalho simples e profícuo, com a nobreza dos escolhidos para criar o Filho de Deus. Se seguirmos os exemplos Sagrada Família, haveremos de perseverar na esperança falada pelo Papa Paulo VI, (As lições de Nazaré - pronunciada em 5 de janeiro de 1964 (In Liturgia das Horas, pg.383/383 vol.I). 

Essa é uma pequena parte da história da salvação, que com certeza não cabe nessa página, mas cabe no coração do homem de boa vontade, que aguarda a parusia, a nova vinda de Jesus, que ressurgirá em esplendor, mostrando sua face a todo o povo de Deus. E nesse dia, o homem com ele será feliz na vida eterna prometida.





                                                 


                                              


Nenhum comentário:

Postar um comentário