sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tempos Litúrgicos

 

        
            A Igreja vive suas celebrações em forma de Tempos Litúrgicos.  Para isso, adotou certos  critérios para distribuir esses tempos nos 12 meses de cada ano, segundo um calendário especial adotado pela Igreja Católica.

            Obedece aos ditames estipulados segundo as normas da Constituição Apostólica,  que determina que sejam observados estes tempos, nos quais se assentam as celebrações do Ano Litúrgico.

            Estamos vivendo o  1o. período do Tempo Comum,  tempo este que se compõe de 34 semanas, sucedendo o Tempo do Natal. O Tempo Comum se inicia com a comemoração do BATISMO DO SENHOR. É um dos mais longos da Igreja e que comporta as mais  diversificadas comemorações de solenidades,  festas e memórias.  

      Para cada um  dos Tempos, a Igreja celebra diferentes momentos bíblicos, ou seja:

a)    Tempo do Advento:  é o primeiro deles e começa 04 semanas antes do Natal, celebrando a espera de Jesus  e Seu nascimento. É um tempo de esperança e de expectativa para se ver cumprido o anúncio do Anjo Gabriel  a  Maria, de que ela haveria de dar à luz um filho, que, segundo o Evangelho, é baseada no Profeta Isaias.  Nesse tempo,  incluem-se as Antífonas do Ó, que vai de 17 a 24 de dezembro

b)     Tempo do Natal:  inicia em 25 de Dezembro e vai até 06 de janeiro, dia da Epifania do Senhor.  Celebra-se o mistério  da encarnação de Cristo e a notícia alvissareira de Seu nascimento em Belém.
c )  Tempo da Quaresma:   inicia na 4ª. feira de cinzas e termina na manhã da quinta-feira santa. Dura  40 dias.  Celebra, também,  um  maior relacionamento do fiel com Deus; um tempo voltado para se permanecer mais na presença do Senhor, estreitar laços com os irmãos, sendo um tempo propício para o jejum, a penitência, a oração, a esmola e batismo.  É um tempo em que cada dia  tem um tema e se encerra com o Domingo de Ramos (entrada do Senhor em Jerusalém).
Aqui se inclui o Tríduo Pascal: (Tríduo do crucificado, o morto e o ressuscitado) –  começa na quinta-feira santa – onde se rememora a Santa ceia do Senhor, quando se celebram 03 instituições da máxima importância: a Sagrada Eucaristia, o novo mandamento ‘amai-vos uns aos outros como eu vos amei’  e o sacerdócio.  
Sexta-feira Santa – mergulha-se no Mistério da Paixão - Cerimônia de Adoração da Cruz : é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.  O Sábado Santo ou Sábado de Aleluia.  É o dia de repouso, de silêncio e da Vigília Pascal.  Se celebra a Liturgia da Luz, que anuncia o acabar  das trevas, o Batismo (sacramento de morrermos e ressuscitarmos em Cristo) e a Eucaristia.             
d)     Tempo Pascal: Todo o calendário da Igreja se organiza em torno dessa comemoração: as primícias do mistério da páscoa. O Tempo Pascal se inicia no Domingo de Páscoa e vai até o dia de Pentecostes, durando 07 semanas. Nele se inclui a celebração da Oitava da Páscoas (08 dias); 40 dias depois da Páscoa a Ascensão do Senhor;  50 dias após a páscoa, celebra-se o dia de Pentecostes - O corpo Místico de Cristo.  É em Pentecostes que se comemora a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos no Cenáculo.
 
e)     Tempo Comum: Este tempo se perfaz em 34 semanas.  Nele se celebram várias solenidades, festas, memórias, dias santos, como exemplo citamos a solenidade de Corpus Christi, Sagrado Coração, Santíssima Trindade, Cristo Rei; festa da Imaculada Conceição, Assunção de Ns. Senhora,  Festa dos Santos (S. João, S. Pedro, S. José, S. Paulo, S. Bento entre outros); Festas do Senhor, Transfiguração, Apresentação do Senhor, Batismo do Senhor entre outras;     


      Como vimos, em linhas pretéritas, esse tempo se inicia com o Batismo do Senhor, se interrompe para o tempo da Quaresma e Páscoa, reiniciando-se logo após a comemoração de Pentecostes, até se encontrar, novamente, com o Tempo do Advento no final de novembro início de dezembro. 


      São essas, sucintas e breves informações que postamos para os visitantes do “Pérolas”, sobre o Ano Litúrgico, prometendo acompanhar as diversas celebrações desses magníficos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário