quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bispos africanos denunciam violência na República Democrática do Congo

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Os bispos presidentes das Caritas africanas estão indignados ao testemunhar como a guerra desencadeada há alguns meses no leste da República Democrática do Congo está se ampliando e predispondo a um novo drama humano. Eles também denunciam a exploração ilegal de recursos naturais como a principal causa deste conflito.

O encontro, ocorrido em Kinshasa entre 20 e 22 de novembro de 2012, teve como foco o debate sobre a missão e a identidade da Caritas à luz da encíclica de Bento XVI Deus caristas est.

A investida no Kivu Norte e a conquista da capital Goma, feita pelo grupo guerrilheiro M23, impôs a mais profunda miséria e perplexidade a milhares de homens, mulheres e crianças, vítimas da violência sem controle. A grande maioria não tem onde morar, passam fome, estão à mercê de estupros e do recrutamento forçado de crianças.


Os bispos clamam por misericórdia e pedem à ONU, União Africana, União Européia, ao governo da República Democrática do Congo, aos demais países envolvidos nesta luta sanguinária e às multinacionais do setor de mineração, que trabalhem por um desenlace justo. É necessário acabar definitivamente com o sofrimento descabido da população civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário