quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Encontro dos bispos católicos de rito oriental


Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



Ocorreu em Zagreb, capital da Croácia, entre 22 e 25 de novembro de 2012, o encontro anual dos bispos representantes de 14 igrejas católicas de rito oriental e o 4º centenário da união da Igreja greco-católica croata com Roma, e teve como pauta :  


W o concílio Vaticano II e as Igrejas católicas orientais,
W o catecismo da Igreja greco-católica ucraniana,
W o código de direito canônico oriental e
W as celebrações programadas para o Ano da Fé nas Igrejas católicas orientais

 
Para realçar o vínculo entre a Croácia e outras tradições orientais da Europa, foi utilizado na parte central da missa de abertura, o antigo idioma croata-glagolítico, uma forma veterocroata ligada ao mais antigo alfabeto eslavo criado pelos santos irmãos missionários Cirilo e Metódio, no século IX.  

De acordo com o cardeal Bozanić, arcebispo de Zagreb : ‘No Ano da Fé, somos chamados a renovar os dons que recebemos e que nos fortaleceram no seguimento de Cristo’. 

Quanto ao bispo Nikola Kekic, de Krievci, da diocese que acolheu o evento, o intuito era o de demonstrar uma Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, encabeçada pelo papa de Roma. 

E dom Alessandro D'Errico, Núncio Apostólico para a Croácia, leu uma mensagem do cardeal Peter Erdo, arcebispo de Esztergom-Budapeste e presidente do episcopado europeu : ‘Na Europa de hoje, embora nem sempre plenamente conscientes, os nossos cidadãos sentem uma grande necessidade de Deus, dos valores espirituais e de uma nova concepção de vida que não olhe apenas para os bens materiais’. Para o cardeal húngaro, os cidadãos europeus ‘precisam conhecer confessores da fé e pessoas que não separam a fé da vida cotidiana’. 

Os trabalhos foram agraciados pelo pronunciamento do bispo responsável pelos católicos de rito bizantino na Grécia, dom Dimitrios Salachas, de Sua Beatitude Sviatoslav Schevchuk, líder da Igreja greco-católica ucraniana, e de dom Cyril Vasil, secretário da Congregação para as Igrejas Orientais da Santa Sé. 

Dom Virgil Bercea, bispo de Oradea-Mare, lançará em breve um comunicado sobre o recente Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.
 

Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário