sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vale dos Cristãos, na Síria : agonia e morte

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Há algum tempo, a milícia islâmica apropriou-se da fortaleza de ‘Kark dês Chevaliers’ (*) e passou a utilizá-la como base de lançamento de morteiros contra o exército sírio. Obviamente, os civis que residem na área também são vítimas da barbárie.
As poucas dezenas de povoados do célebre ‘Vale dos Cristãos’, na Síria ocidental, são habitadas por cerca de 150 mil cristãos em estado permanente de terror. O vale (‘Wadi al Nasara’), histórico baluarte dos cristãos sírios, em sua maioria greco-ortodoxos, acolheu nos últimos meses milhares de refugiados procedentes de Homs e de outras cidades bombardeadas.
Os cristãos, através de sua fé e neutralidade, pretendem ser agentes da concórdia e do congraçamento.
Todavia, de acordo com um sacerdote local, que intercede constantemente aos atiradores para respeitá-los e não acertar os civis de modo arbitrário, a comunidade cristã é pequena e frágil : ‘O vale é assediado pela violência e pela instabilidade que desorienta e aterroriza. A violência toma conta de tudo e nós não conseguimos ser instrumentos de diálogo e de coesão, como gostaríamos de ser’. 

 Nota :
(*) Kark dês Chevaliers - fortaleza erigida no século XI por um Emir muçulmano e posteriormente reedificada pelos cruzados. Agora é patrimônio cultural da UNESCO. 

Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário