sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Benção Abacial do novo Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda

Por Maria Vanda (Ir. Maria Silvia, Obl. OSB)

 
Dom João Evangelista Kovas
 
No dia 25 de janeiro de 2013, (dia dedicado ao Apóstolo S. Paulo), o Mosteiro de São Bento, na cidade de Olinda, teve seu brilho aumentado, pois o monge beneditino Dom Evangelista Kovas, OSB, recebeu a benção abacial, em Celebração Eucarística por sua Excelência Reverendíssima Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife - PE.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades religiosas, especialmente, do Arquiabade de São Sebastião da Bahia, Dom Emanuel D'Able do Amaral, de Dom Abade Mathias Tolentino Braga, Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Abade Felipe da Silva do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, além de outros, bem como das Abadessas dos mosteiros de Nossa Senhora do Monte - Olinda - PE, do Mosteiro de Santa Maria - São Paulo, do Mosteiro de Campos de Jordão - SP, do Mosteiro da Bahia, entre outros, além de vários priores e prioresas dos diversos mosteiros de todo o Brasil.  Também vários outros religiosos e religiosas, e oblatos beneditinos compartilharam com o Abade Dom João Evangelista Kovas a belíssima cerimônia.
O Mosteiro de São Bento em Olinda se encheu de fiéis de todo o Brasil. A cerimônia durou em torno de 2 horas, onde se ouviu do Celebrante Dom Fernando Saburido palavras de grande apreço pelo novo abade Dom João e de exortação de que ele possa ali desenvolver um  bom trabalho  junto a comunidade beneditina que agora está sob seu cajado.
O novo Abade Dom João Evangelista Kovas, em sua fala, disse que desejava não somente manter a PAZ com a comunidade beneditina, mas com toda a comunidade de Olinda. Chamou a atenção e exortou a todos os presentes e, especialmente dos fiéis, para se voltarem cada vez mais para a convivência pacífica, haurida na fé cristã e trabalho árduo, junto a toda a comunidade.
Procedente do Mosteiro de São Bento e São Paulo, o novo Abade de Olinda é um jovem monge, professor e Doutor em Filosofia, que leva uma já larga experiência de convivência comunitária, com êxito e que porta nas veias um arrojo natural, não provindo somente de sua força de sua juventude, mas de um dom divino de ser pastor que sabe bem conduzir suas ovelhas.
Nós, do blog Pérolas Finas, desejamos felicidade, alegria, um semear propício e profícuas colheitas, para o novo abade, nesse solo novo e de bom porvir.
Congratulações!
Dom João Evangelista Kovas entre seus familiares






Dom Abade Filipe da Silva, o Abade anterior de Olinda e atual Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

                        
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário