sábado, 28 de dezembro de 2013

São Tomás Becket, Bispo e Mártir

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Nasceu em Londres, em 1118. Pertencia ao clero de Cantuária e foi chanceler do Reino, sendo eleito bispo em 1162. Defendeu corajosamente os direitos da Igreja contra o rei Henrique II, o que lhe acarretou um exílio de seis anos na Gália. De volta à pátria, teve ainda muito que sofrer, até ser assassinado por guardas do rei em 1170.
 

A Liturgia da Horas e a reflexão no dia de São Tomás Becket,
Bispo e Mártir :
 
Ofício das Leituras
 
Segunda leitura
Dos Sermões de São Tomás Becket, bispo
(Epist. 74: PL 190, 533-536)   (Séc. XII) 

 
Só é coroado quem luta conforme as regras
Se nos preocupamos em ser o que devemos e queremos conhecer o significado do nosso nome de bispos e pontífices, convém considerar e imitar com incessante solicitude os passos daquele que, constituído por Deus como pontífice para sempre, se ofereceu ao Pai por nós no altar da cruz. Do alto do céu, ele observa constantemente nossos atos e intenções, e por fim retribuirá a cada um conforme as suas obras.

Fomos encarregados de representá-lo na terra, recebemos o glorioso nome de bispos, a honra de uma tal dignidade e colhemos ainda nesta terra o fruto de nossos trabalhos espirituais. Sucedemos os Apóstolos e os homens apostólicos no mais alto cargo da hierarquia das Igrejas para que, por nosso ministério, seja destruído o poder do pecado e da morte; e a fim de que a casa de Cristo, edificada na fé e no progresso das virtudes, cresça até formar um templo santo no Senhor (Ef 2,21).

É certamente grande o número de bispos. No dia de nossa consagração prometemos ser solícitos e diligentes no dever de ensinar e governar. Diariamente nós o professamos, mas é preciso que o testemunho de nossas ações dê crédito à fidelidade prometida! Sim, a messe é grande, e para colhe-la e armazená-la nos celeiros do Senhor, um só operário ou poucos não dariam conta.

Contudo, quem duvida que a Igreja Romana é a cabeça de todas as Igrejas e a fonte da doutrina católica? Quem ignora que as chaves do reino dos céus foram entregues a Pedro? Porventura não é sobre a fé e a doutrina de Pedro que se edifica a estrutura de toda a Igreja, até que cheguemos todos juntos ao estado do homem perfeito, na unidade da fé e no conhecimento do Filho de Deus? (Ef 4,13).

Na verdade, é preciso que sejam muitos os que plantam, muitos os que regam, porque assim o exigem o progresso da palavra e o crescimento dos povos. Se o povo do Antigo Testamento, que tinha um só altar, precisava de muitos servidores, com maior razão agora, com a grande afluência dos gentios, a quem, para suas oferendas, não bastaria toda a madeira do Líbano, e para seus holocaustos não chegariam todos os animais do Líbano, e nem sequer os animais de toda a Judéia, serão necessários muitos ministros.

Mas seja quem for que plante ou regue, Deus não dará crescimento algum senão àquele que plantou sobre a fé de Pedro e segue a sua doutrina.

É a Pedro que são confiadas as causas mais importantes do povo, para serem examinadas pelo Romano Pontífice e pelos magistrados de nossa Mãe Igreja designados por ele; na medida em que participam da sua solicitude, exercem o poder que lhes foi confiado.

Lembrai-vos, enfim, de como foram salvos os nossos pais, como e através de que tribulações cresceu e se expandiu a Igreja; de que tempestades escapou a barca de Pedro que tem Cristo como timoneiro; e de que maneira recebem a recompensa aqueles cuja fé refulge com maior brilho no meio da tribulação.

É assim que caminha a multidão dos santos, para que seja sempre verdadeira esta palavra : Só recebe a coroa quem luta conforme as regras (2Tm 2,5). 

 

 Fonte :
‘In Liturgia das Horas I’, pg. 1105 a 1107



Nenhum comentário:

Postar um comentário