terça-feira, 24 de junho de 2014

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais abre a plenária da Roaco -> ao lado dos povos do Médio Oriente

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


‘Iraque, Síria, Ucrânia e Terra Santa são os territórios que actualmente despertam as maiores preocupações da Congregação para as Igrejas Orientais.

E desde a tarde de segunda-feira, 23 de Junho, a situação na qual vivem as Igrejas orientais e as populações destas regiões estão no centro dos trabalhos da octagésima sétima assembleia plenária da Reunião das obras de ajuda às Igrejas orientais (Roaco).

Neste momento é o Iraque que apresenta a situação mais dramática. O cardeal Leonardo Sandri nesta circunstância desejou exprimir a sua solidariedade ao patriarca Louis Sako numa mensagem enviada na vigília do início dos trabalhos. Depois de ter garantido as suas orações «pelos pastores e fiéis do Iraque, a fim de que sejam perseverantes na grande tribulação», o prefeito do dicastério para as Igrejas orientais na sua mensagem garantiu também que pedirá ao Papa «a bênção apostólica para cada um de vós e as vossas comunidades a fim de que possais infundir em toda a parte a esperança que resiste contra qualquer esperança». Depois, referindo-se aos trabalhos do Sínodo, afirmou que tem a certeza de que «o Espírito Santo manterá unidos quantos a violência procura dividir esta é a hora de um testemunho límpido de fraternidade em Cristo, que vença tudo o que afasta uns dos outros».’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/o-prefeito-da-congregacao-para-as-igrejas-orientai



Nenhum comentário:

Postar um comentário