terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mais 3 mil cristãos em fuga do Iraque

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

  
São já 3 mil os refugiados cristãos iraquianos que fugiram da ofensiva dos jihadistas de Mosul e da planície de Nínive, e que encontraram refúgio na Jordânia; nos próximos dias é anunciada a chegada de outros milhares. Foi o que confirmou à agência Fides, o Arcebispo Maroun Laham, Vigário patriarcal para a Jordânia do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Grande parte dos refugiados cristãos - na maioria católicos – está distribuída em 10 paróquias latinas, greco-católicos, sírio-católicas e armênias. Para 2 mil deles a assistência é fornecida diretamente pela Caritas da Jordânia, enquanto outros são ajudados por uma rede de associações humanitárias e de voluntariado.

Além de pedir ajuda para as necessidades básicas de sobrevivência, as famílias de refugiados procuram também obter a inclusão de seus filhos nas escolas, enquanto os estudantes universitários pedem poder acompanhar os cursos e fazer exames nas universidades da Jordânia.

Dois traços - refere à agência Fides o Arcebispo Laham – acomunam a grande maioria dos refugiados cristãos : ninguém quer mais volta para o Iraque e todos buscam obter um visto para a Austrália ou Estados Unidos. Neste sentido, as escolhas das embaixadas e consulados ocidentais correm o risco, por sua vez, de contribuem fortemente para o desaparecimento da presença cristã no Oriente Médio.

O patriarca caldeu – sublinha Dom Laham - reconheceu que cada cristão deve decidir de acordo com sua consciência sobre o que fazer e como olhar para o seu futuro e de sua família. Mas, se as portas da acolhida se abrem para os cristãos nos países avançados do Ocidente, de uma forma mais privilegiada do que para o resto da população árabe, acaba-se fomentando a partida daqueles que poderiam permanecer. Assim todos os dicursos sobre a necessidade de proteger as comunidades cristãs enraizadas há séculos no Oriente Médio, são palavras ao vento’.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/mais-3-mil-cristaos-em-fuga-do-iraque


Nenhum comentário:

Postar um comentário