sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Local de culto de primeiros cristãos danificado na Síria

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


‘O conflito na Síria não ceifa somente milhares de vidas e destrói a infra-estrutura do país, mas afeta também o patrimônio histórico-arqueológico. Um relatório divulgado há poucos dias pelo Instituto das Nações Unidas para a Formação e a Pesquisa confirma, que entre os lugares destruídos ou violados pela guerra, está a 'domus ecclesiale' de Dura Europos, um dos mais antigos locais de culto cristão conhecido.

A construção não é uma igreja, como conhecemos nos moldes atuais, mas uma habitação em que, ainda na época helenística – antes do Edito de Constantino – os cristãos se reuniam para as suas celebrações, reservando ao culto somente algumas salas, maiores que as outras.

Dura Europos era uma florescente cidade da Síria Oriental, fundada pelos Seleucides, mas abandonada posteriormente à ação das areias do deserto, em 256 d.C., após a conquista dos persas. Uma importante campanha de escavações realizada entre os anos 20 e 30 do século XX trouxe à luz a cidade, sendo batizada então como ‘Pompéia do deserto’. Entre as edificações descobertas - junto a uma magnífica sinagoga repleta de afrescos - está aquela que tornou-se o ponto de referência por excelência do local : a ‘domus ecclesiale’.

A parte superior da casa manteve suas características de habitação. Mas na parte inferior, por volta do ano 230 d.C., uma pequena sala capaz de comportar não mais do que 60 pessoas, passou a ser usada como local de culto cristão. Os afrescos encontrados nas paredes testemunham este fato : as primeiras representações que conhecemos do Bom Pastor, da cura do paralítico e de Jesus junto a Pedro que caminha sobre as águas.

A idéia de uma igreja separada das casas ganhou corpo somente após o ano 313, quando o Imperador Constantino concede a liberdade de culto com o Edito de Milão.

Conservada intacta por séculos pela areia do deserto, este testemunho histórico das primeiras comunidades cristãs sofre sérios danos com a guerra na Síria. Desde 2011, nenhum arqueólogo aventurou-se a colocar os pés em Dura Europos, localizada na zona controlada pelos rebeldes, e nos últimos meses, dominada pelo ‘Califado’.

Imagens de satélite revelam a existência de buracos nas edificações, sugerindo ação de saqueadores. ‘As paredes da edificação ainda são visíveis, portanto, nem tudo foi destruído’, observa o relatório da agência da ONU.


Enquanto incialmente os saques na Dura Europos eram atribuídos, ao menos em parte, a pessoas do local - explica a Agência da ONU - mais recentemente foram feitos por bandos armados de cerca 300 pessoas, alguns falam de mil, que se pensa não serem sírios’’.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/local-de-culto-de-primeiros-cristaos-danificado-na

Nenhum comentário:

Postar um comentário