sábado, 3 de janeiro de 2015

Promotores da Paz

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Dom Walmor Oliveira de Azevedo,
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

‘O ano de 2015 chegou e como disse Carlos Drumond de Andrade ‘quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial’.  Todos têm a oportunidade singular de rever o caminho percorrido nos últimos 365 dias e planejar um recomeço urgente e necessário. Não se convencer da necessidade de reiniciar, em parâmetros novos e com dinâmicas não tão equivocadas, é escolha que compromete a paz almejada. É não assumir a maravilhosa responsabilidade, confiada por Deus a cada pessoa de se promover a paz, celebrada mundialmente no dia 1º de janeiro. Com o início do ano novo, um pacto precisa ser assumido para além de superstições, remanescendo mais do que o gosto do champanhe , reluzindo mais que os fogos de artifícios que já se apagaram :  pela perpetuação do abraço fraterno, que ajusta as diferenças e as transforma em riquezas, é preciso promover a paz.


Papa Francisco

O Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano novo, sublinha que é urgente recuperar a consciência de que ‘nossa vocação comum é colaborar com Deus e com todas as pessoas de boa vontade para a promoção da concórdia e da paz no mundo’. É hora de reconhecer e assumir comportamentos que sejam dignos de nossa condição humana e cidadã. O ano de 2014, já passado, registrado nas páginas da história, pode ser, embora com as lamentações inevitáveis do que nele aconteceu, uma oportunidade de ouro para que a sociedade brasileira renasça das cinzas, como uma fênix. Muitas cinzas foram produzidas e deixaram desolações abomináveis. Cenários de corrupção se multiplicaram, em razão da perda do sentido autêntico do dom da vida e do segredo da simplicidade como remédio para a ganância.

Como consequência, cresceu a globalização da indiferença e aumentou o medo que empurra, na sua força paralisante, para o cuidado egoísta de si, dos seus e das suas coisas. Permanecem esquecidos os pobres, uma vergonha nacional, que nem um tratamento compensatório pode encobrir e deixar de incomodar governantes, religiosos, cidadãos e construtores da sociedade pluralista. A busca pela paz requer, no Brasil e no mundo, a sensibilidade e o empenho de cada cidadão para que prevaleçam novas posturas. Sem essa novidade, entre outras ameaças, corre-se o risco de uma irreversível deterioração do nosso tecido cultural, que tem tudo para ser construtivo e igualitário. Uma cultura edificada com a colaboração de personagens históricos, tempos e etapas, privilegiada em sua natureza, que sempre oferece indicações sobre o caminho certo a ser seguido e a conduta cidadã a ser adotada.

É urgente o despertar de uma consciência nacional que faz cada pessoa assumir a tarefa e a missão der ser promotor da paz. Não basta um grupo, um segmento, uma confissão religiosa, alguns projetos. Trata-se de um dever de todos. Esse despertar não é um simples hino, nem uma manifestação passageira. Não basta um protesto, nem mesmo as investigações indispensáveis e as inadiáveis punições. É preciso reconhecer com simplicidade de aprendiz os muitos sinais de morte que transformam, aceleradamente, o tecido de nossa cultura em violência, dependência química e em outros males. Gradativamente, são perdidos os sentidos da fraternidade e da concórdia.

Lançar o olhar sobre a realidade e tratá-la adequadamente deve ser prioridade para evitar o comprometimento dos projetos que impulsionam na direção do bem. O Papa Francisco, na sua mensagem pela paz, adverte que ‘há alguns de nós que, por indiferença, porque distraídos com as preocupações diárias, ou por razões econômicas, fecham os olhos’.  Pois é hora de abri-los bem. Caso contrário, a mediocridade vai empurrar a sociedade para um estado gravíssimo de escravidão, amenizado pelos luxos sem sentido, pelas esnobações de todo tipo e pelo atraso que faz crescer o abismo entre ricos e pobres. A alegria, o bem e a beleza podem ajudar na reconstrução da sociedade.

O ano começou com a posse de governantes e parlamentares.  Se esta virada pela promoção da paz começar com eles - devedores da confiança da representatividade que os obriga a servir o povo - e incluir os mais diversos segmentos, todos ancorados na convicção de que bom é ser honesto, será dado o salto esperado na sociedade brasileira.  Todos têm o dever de se reconhecerem e de agirem como promotores da paz.’


Fonte  :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/promotores-da-paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário