quarta-feira, 1 de abril de 2015

Exposição de desenhos da Via-Sacra no Mosteiro de São Bento em São Paulo

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

   
‘A Via-Sacra, também chamada Via-crúcis, é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem ainda na antiguidade e tomou grande impulso na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII) : os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

A presente exposição tem o objetivo de colocar o visitante em contato direto com esta prática e estimulá-lo na meditação do caminho percorrido por Jesus até o Calvário, colocando-o em contato com o próprio Salvador.

Produzida e meditada por quase um ano, os desenhos de Cecília M. de Barros nos ajudarão nesta caminhada sofrida, mas sempre indicando a direção da esperança na ressurreição de Cristo. Vale lembrar que tais ilustrações são o projeto para telas a óleo, que ao longo de todo o ano de 2015 e início de 2016 serão produzidas a fim de serem apresentadas na próxima quaresma.

As meditações que seguem a cada estação foram proferidas pelo Santo Padre, o Papa Francisco na Sexta-Feira Santa de 2013, no Coliseu de Roma.

O visitante poderá apreciar também alguns objetos referentes à paixão, morte e ressurreição de Cristo, sinais de nossa salvação, assim como livros da Biblioteca do Mosteiro sobre o tema.

Que a morte não seja o fim, mas a verdadeira Páscoa que é o encontro real com CRISTO, O SENHOR RESSUSCITADO!

A exposição fica aberta no corredor dos parlatórios do Mosteiro de São Bento de São Paulo até o 2° Domingo de Páscoa, 12 de abril de 2015.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://bibliotecadomosteiro.com.br/exposicao-de-desenhos-da-via-sacra-no-mosteiro-de-sao-bento-em-sao-paulo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário