terça-feira, 21 de abril de 2015

Santa Sé : Indignação com situação dos naufrágios

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

  
‘O Cardeal Antonio Maria Vegliò, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, se disse ‘envergonhado e indignado’ com a situação do naufrágio ocorrido sábado, 18 de abril, no Mar Mediterrâneo, que de acordo com as informações pode ter deixado de 700 a 900 mortos.

Este desastre é apenas mais recente de uma série sem fim que não pode deixar de provocar vergonha e indignação’, disse o Cardeal italiano ao cotidiano ‘L'Osservatore Romano’.

Segundo o responsável pelo departamento de migrações da Santa Sé, ‘somos todos responsáveis por estas tragédias; ninguém pode observar o problema de fora, sem se deixar envolver. Por trás de cada imigrante que morre no mar há um rosto, uma família, uma história’.

O jornal do Vaticano dedicou sua primeira página ao naufrágio, definindo-o como um ‘desastre ocorrido às portas de uma Europa que demonstra toda a sua fragilidade, ou até inconsistência, na resposta ao grito de socorro que se levanta’. O texto retoma o apelo do Papa Francisco feito no Regina Coeli de domingo, 19 de abril, para que a comunidade internacional atue ‘com decisão e prontidão para evitar que tais tragédias continuem a repetir-se’.

O artigo, intitulado ‘A hora das respostas’, aponta que ‘falta um acordo político na União sobre o modo de responder, além da retórica, a estas tragédias, cujo balanço poderá ser muito mais grave’.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.alem-mar.org/noticias/EukAyEuukECTwXIclN.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário