quarta-feira, 3 de junho de 2015

ACNUR denuncia : grávidas e crianças são jogadas ao mar

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 

‘Para se livrar do risco de serem interceptados e presos no Mediterrâneo, traficantes de imigrantes estão jogando mulheres grávidas e crianças no mar para que elas sejam resgatadas por navios mercantes rumando para a Europa. A acusação foi feita pela Câmara Internacional de Navegação, em relatório divulgado pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), que afirma ter recebido casos de barcos líbios abandonando pessoas antes de chegarem à Sicília.

Os traficantes parecem estar bem cientes de que os navios mercantes serão desviados pelas guardas costeiras, terão suprimentos e garantirão a chegada à Europa. De certa forma, a indústria marítima está sendo aproveitada por traficantes’, diz o relatório. ‘Em alguns dos casos mais trágicos, quando os navios mercantes chegam aos abandonados, encontram apenas alguns sobreviventes em meio aos cadáveres’.


Exploração

O Diretor marítimo da Câmara Internacional de Navegação, John Murray advertiu ao ‘Independent’ que a situação está criando um problema sem precedentes para os marinheiros. ‘Eles não são especializados em traumas e testemunhar as coisas que estão vendo tem um preço alto. Quando 20 pessoas sem especialização para lidar com multidões são necessárias para navegar um navio com segurança, e são confrontadas por um grupo de imigrantes que podem estar muito agitados ou doentes, o perigo para todos os envolvidos se torna muito aparente’.

Segundo o relatório, o recente naufrágio que teria matado pelo menos 850 pessoas e provocou uma rápida reação internacional pode ter sido originado pelo desespero dos imigrantes para tentar se salvar com um navio de contêineres português — o barco teria virado quando os refugiados correram para pedir ajuda.


Onda de imigração

Pelo menos 36 mil imigrantes chegaram à Itália pelo Mediterrâneo, desde janeiro. A Organização Internacional para as Migrações estima que mais de 1,8 mil podem ter morrido em travessias nos cinco primeiros meses do ano. A União Europeia pressiona países e a ONU para poder adotar um projeto que regula a chegada de refugiados por via marítima e destrói embarcações de traficantes ainda em solo líbio.’.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/acnur-denuncia-gravidas-e-criancas-sao-jogadas-do


Nenhum comentário:

Postar um comentário