quarta-feira, 24 de junho de 2015

Quênia : arquidiocese de Nairóbi inaugura o Banco dos Pobres

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

  Resultado de imagem para Quênia + Banco dos Pobres

Banco Caritas de Microfinanças é a 12ª instituição de microcrédito reconhecida no país e ajudará grupos sociais mais vulneráveis ​​nas favelas da capital.

‘Foi inaugurado pela arquidiocese de Nairóbi o Banco Caritas de Microfinanças (Caritas Micro-finance Bank), focado em ajudar os grupos sociais mais vulneráveis ​​das favelas da capital queniana. Englobando desde mães solteiras a pacientes de aids, esse público é geralmente excluído do acesso ao crédito pelos grandes bancos.

A inauguração foi presidida pelo arcebispo de Nairóbi, cardeal John Njuel, que destacou que ‘os principais clientes são jovens, mulheres e microempresas dirigidas por organizações religiosas’.

O banco foi autorizado a operar em todo o território queniano pelo Banco Central do Quênia, tornando-se a 12ª instituição de microcrédito no país. A experiência do microcrédito se espalhou por todo o mundo após o extraordinário sucesso do Grameen Bank, o primeiro banco para os pobres, fundado pelo banqueiro Muhammad Yunus, de Bangladesh, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006.

A proposta é emprestar pequenas quantias de dinheiro para apoiar projetos de desenvolvimento e o sustento de milhares de famílias, visando sempre a máxima simplicidade de operação. O princípio subjacente é a confiança : o sucesso ou a falência do banco dependem da força da relação pessoal com o cliente. Graças ao microcrédito, milhões de pessoas no mundo todo conseguiram quebrar o círculo vicioso da pobreza.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.zenit.org/pt/articles/quenia-arquidiocese-de-nairobi-inaugura-o-banco-dos-pobres
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário