sábado, 28 de maio de 2016

Jubileu da Misercórdia : Diácono, modelo para a comunidade

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



‘Diáconos e suas famílias, de todo o mundo, participarão de uma peregrinação a Roma, de 27 a 29 de maio, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O lema do Ano Santo, Misericordioso como o Pai, extraído do Evangelho de Lucas, é um convite a seguir o exemplo misericordioso do Pai : não julgar ou condenar, mas perdoar e amar, desmedidamente.

O Encontro mundial dos diáconos, homens que por vocação e ministério são diretamente ligados às obras de caridade na vida e na comunidade cristã, terá seu á pice na celebração eucarística às 10h30 de domingo, 29 de maio, na Praça São Pedro, presidida pelo Papa Francisco.


Realidade brasileira

No Brasil, a Comissão Nacional dos Diáconos, CND, promove o XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais de 30 de maio a 2 de junho, em Palmas, Tocantins.

Os objetivos do evento serão ampliar cada vez mais a competência para o desempenho do ministério diaconal; formar diáconos para atuar nas novas fronteiras da missão, e preparar os diáconos para atuar numa Igreja em saída em missão.

O nosso convidado é o Presidente da CND, Zeno Konzen, diácono permanente da Diocese de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul.

Primeiramente, ele nos fala sobre a missão concreta do diácono na Igreja.

O diácono deve ser modelo para a comunidade, modelo de comportamento, de pureza, de vida, modelo de mansidão e humildade, modelo de fé e caridade. O paradigma, o ponto de referência para a vida e ministério do diácono é Cristo, o Diácono por excelência. É Jesus mesmo quem diz : ‘O Filho do Homem veio para servir’, para ser diácono. Que cada um desses novos diáconos possam dizer, a cada dia: ‘Eu estou no meio de vós como aquele que serve’.’


Fonte :
* Artigo na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário