quarta-feira, 15 de junho de 2016

Peregrinação em Wittenberg em preparação aos 500 anos da Reforma

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



‘A Peregrinação Wittenberg da Federação Luterana Mundial (FLM) teve início esta terça-feira, com uma breve oração na Igreja de São Nicolau em Coswig, Alemanha, no âmbito do encontro anual do Conselho da FLM.


A peregrinação

O Presidente da Igreja Evangélica de Anhalt, Joachim Liebig, e a Prefeita de Coswing, Doris Berlin, deram as boas-vindas aos peregrinos na Igreja de São Nicolau.  O Bispo católico Dom Hubert Berenbrinker, por sua vez, saudou os participantes, o Presidente da  FLM, Bispo Dr Munib Younan, e Joachim Liebig, inaugurando o evento com uma bênção aos peregrinos.

Mais de 200 peregrinos de mais de 35 países saíram da igreja a pé, caminhando em direção Wittenberg ao longo do caminho de peregrinação ‘Lutherweg’. Os participantes, incluindo os membros do Conselho da FLM, preparam-se para o encontro anual em Wittenberg.


Cardeal Kurt Koch

Eles se unirão os hóspedes locais e internacionais, incluindo o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e os Secretários Gerais do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dr. Olav Fykse Tveit, e da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (WCRC), Chris Ferguson. O grupo inclui ainda representantes da Conferência Episcopal alemã, o clero da Alemanha, os participantes da reunião de parceria da Igreja Evangélica Luterana da Saxônia, bem como convidados locais.


500 anos da Reforma : Temas e subtemas

Os peregrinos vão discutir os temas da celebração dos 500 anos da Reforma em 2017 : ‘Libertados pela graça de Deus’ e os três subtemas ‘Os seres humanos - não para venda’, ‘Criação - não para venda’ e ‘Salvação - não para venda’.


Os seres humanos - não para venda

A primeira parte da peregrinação levou os peregrinos de Coswig ao distrito de Apollensdorf, que incluiu uma estação temática olhando para o tema, ‘Os seres humanos - não para venda’. A parada preparada pelo FLM World Service ofereceu aos peregrinos a oportunidade de conhecer a experiência, as necessidades e os desafios dos refugiados e de pessoas deslocadas.


A criação – não para a venda

A segunda estação de peregrino, também em Apollensdorf, teve como foco a criação - ‘Não para a venda’ e foi preparada pelo ‘Bread for the World’ (Pão para o Mundo). Os peregrinos examinaram a sua caminhada ecológica, para responder a algumas perguntas em como seus padrões de consumo refletem o que constitui um estilo de vida sustentável.


Salvação – não para a venda

O Luther Garden, em Wittenberg, foi o destino da peregrinação à tarde. Peregrinos examinaram o terceiro tema, ‘Salvação - não para a venda’, para lidar com questões relacionadas com o chamado ‘evangelho da prosperidade’. Em muitos países em desenvolvimento, as igrejas-membro da FLM deparam-se com essa tradição teológica que tem uma ênfase no mérito e obras e não na graça de Deus. A estação foi projetada conjuntamente pela Missão Evangélica Luterana na Baixa Saxônia e pelo ‘Leipzig Mission Work’.

O Comitê Nacional LWF Alemão organizou a Peregrinação Wittenberg antes da sessão de trabalhos do Conselho. Ele terá continuidade com uma discussão em 15 de junho, com três grupos de trabalho que discutirão os temas ‘não para venda’ no contexto das relações ecumênicas.

Entre os participantes estarão o Presidente do Pontifício Conselho para  Unidade dos Cristãos, Cardeal  Kurt Cardeal Koch, em uma discussão sobre a salvação; do Conselho Mundial de Igrejas o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, que irá oferecer perspectivas sobre a criação e da WCRC, Chris Ferguson vai falar sobre os seres humanos - não para venda.’


Fonte :
* Artigo na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário