terça-feira, 6 de setembro de 2016

Igrejas Orientais debatem futuro dos cristãos no Oriente Médio

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



‘Teve início em Amã, capital da Jordânia, a XI Assembleia Geral do Conselho das Igrejas do Oriente Médio, que reúne líderes e representantes de todos os grupos eclesiais presentes na área médio-oriental.

Do encontro, que tem como Igreja hóspede o Patriarcado Greco-ortodoxo de Jerusalém, tomam parte, entre outros, o Patriarca Greco-ortodoxo de Antioquia, Iohannes X; o Patriarca Caldeu Louis Raphael I Sako; o Patriarca Latino emérito de Jerusalém, Fouad Twal; o Patriarca Sírio-católico Ignace Youssif III; o Patriarca Greco-melquita, Gregoire III e o Patriarca copta-ortodoxo Tawadros II.


Os temas

As condições dos cristãos do Oriente Médio na conturbada fase histórica atravessada pela região, a necessidade de favorecer o diálogo e a convivência com as comunidades islâmicas majoritárias e as iniciativas de socorro pelas comunidades eclesiais aos refugiados e às vítimas das guerras em curso, pautarão os encontros e colóquios entre os líderes das Igrejas e das comunidades religiosas.

Serão avaliadas ainda as iniciativas a serem tomadas para solicitar à Comunidade internacional e às potências globais e regionais para favorecer o fim dos conflitos na Síria e Iraque o mais breve possível.


Jordânia, modelo de coexistência harmoniosa

Sede do encontro eclesial de alto nível, o Reino Hashemita da Jordânia reivindica também o seu papel de custódio dos Lugares Santos cristãos, e atesta novamente a própria solicitude em reconhecer a presença cristã como elemento autóctone indispensável e inextinguível do mosaico dos povos e comunidades religiosas que convivem no Oriente Médio.

No domingo, 4 de setembro, o Rei Abdullah II, ao receber o Patriarca Copto-ortodoxo Tawadros II, reiterou que a Jordânia representa um modelo de ‘coexistência harmoniosa’ entre cristãos e muçulmanos.


Patriarca Copta-ortodoxo

Durante seu primeiro dia na Jordânia, o Papa Tawadros inaugurou em Madaba o Mosteiro Copta-ortodoxo de Santo Antônio - cuja pedra fundamental havia sido colocada pelo seu predecessor Shenuda III, em 2005 – e visitou o Monte Nebo, de onde Moisés teve a visão da Terra Prometida destinada por Deus ao Povo Eleito.


Conselho para superar as diferenças de matriz confessional

O Conselho das Igrejas do Oriente Médio, instituído em 1974 em Nicósia, e atualmente com sede em Beirute, tem o objetivo de facilitar a convergência das comunidades cristãs do Oriente Médio sobre temas de comum interesse e favorecer a superação de diferenças de matriz confessional.’


Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário