segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sudão do Sul : Mais de um milhão de refugiados

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Resultado de imagem para sudão do sul refugiados


‘O total de refugiados sul-sudaneses a viver em países vizinhos bateu a marca de mais de um milhão, informa a agência da ONU para refugiados (Acnur).

Com isso, o Sudão do Sul passa a fazer parte do grupo de países que já produziram mais de um milhão de refugiados, ao lado da Síria, do Afeganistão e da Somália.

Na sexta-feira, 16 de setembro, o porta-voz da agência, Leo Dobbs, disse que a maioria dos que fogem do Sudão do Sul é composta de mulheres e crianças. Entre eles estão sobreviventes de ataques violentos e violações sexuais, menores separados de suas famílias, idosos e pessoas com deficiência. Muitos estão precisando de cuidados médicos urgentes.

Mais de 75% das pessoas que deixaram o Sudão do Sul recentemente foram para o Uganda, mas também há um grande número de sul-sudaneses no oeste da Etiópia, na região de Gambella. Alguns foram para o Quênia, República Centro-Africana e a República Democrática do Congo, RD Congo.

O Sudão do Sul, o mais novo país da ONU, completou cinco anos de existência em meio a uma grave crise de violência entre os simpatizantes do presidente Salva Kiir e do ex-vice-presidente Riek Machar.

Centenas de milhares de pessoas estão precisando de ajuda. Mais de 1,6 milhão são deslocadas internas. Ao todo, o Uganda está a abrigar mais de 373 mil refugiados do conflito sul-sudanês.

Muitos refugiados chegam exaustos ao país de asilo após caminharem a pé vários dias pelo mato com sede e com fome. Muitas crianças ficaram órfãs de pai, mãe ou ambos.

Várias crianças mais velhas acabam tendo que cuidar dos irmãos menores.

O país vizinho, Sudão, está a abrigar o terceiro maior número de refugiados sul-sudaneses com mais de 247 mil pessoas que continuam a entrar na nação pelo leste de Darfur ou os estados do Nilo Branco.

Os refugiados também se deslocam, em menor número, para o Quênia, a RD Congo e a República Centro-Africana desde o retorno dos combates em julho.’


Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário