terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Síria : apelo do Patriarca de Antioquia neste Natal

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Resultado de imagem para síria gregorio III 2016 natal


‘‘Estamos caminhando por uma estrada de dor e de tristeza, mas também de esperança e de um futuro melhor’. É o que escreve o Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente da Igreja greco-católica, Gregório III Laham, que com estas palavras sintetiza sua mensagem com os votos de um Santo Natal para a Síria e dirige um apelo aos que estão fugindo para que fiquem ‘a fim de construir um mundo novo’.

Apesar de toda a dor e a tragédia que estamos assistindo, seja em Damasco, como em Homs ou em Aleppo, a comunidade cristã na Síria se prepara à alegria do Natal, hoje mais do que nunca’, escreve o patriarca.

Para Dom Laham, ‘estamos vivendo um momento de grande desafio e é preciso usar a força do Natal para levar alegria para quem se encontra na tristeza e na dor, para quem perdeu a esperança e percebe não ter mais um futuro’.

Neste Natal – continua ainda o Patriarca – em todas as igrejas onde é possível haverá encontros com orações especiais, missas e vigílias com leituras evangélicas e espirituais’. E acrescenta : ‘Todas as igrejas estão trabalhando para levar um pouco de alegria ás crianças, às famílias dos mártires e dos idosos’.

Este deve ser o compromisso da Igreja com a chegada do Natal : ‘Precisamos fazer todo esforço possível para criar condições a fim de levar alegria ao maior número de pessoas’. 

Por fim Laham expressa toda sua ‘dor’ pelo fato que ‘muitas pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e procura refúgio em regiões da Síria, nos Países próximos ou mesmo na Europa. Nós como Igreja – esclarece – somos contra todo tipo de migração, porque isto enfraquece as forças espirituais da sociedade’. Ao mesmo tempo reconhece que ‘não se pode proibir a uma pessoa garantir a sobrevivência dele e de sua família’. Mas aproveita esta mensagem de Natal para mais um apelo : ‘Fiquem! Dizemos a todos? Fiquem para construir um mundo novo após esta crise, precisamos reconstruir nossa nação sobre os alicerces do perdão, da reconciliação e da fraternidade’, conclui Dom Laham.’
  

Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário