quarta-feira, 14 de junho de 2017

Cartuxos : a fascinante ordem religiosa mais austera e silenciosa do mundo

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Carthusian at La Grande Chartreuse, creating a habit for a new ...
Monge Cartuxo


‘Numa passagem do seu livro ‘A Estrela dos Reis Magos’, o educador brasileiro Julio Cesar de Mello e Souza, muito mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, comenta que há na cidade espanhola de Burgos um pequeno mosteiro cartuxo em cuja igreja expõe-se uma imagem do fundador, São Bruno, aclamada como obra de rara perfeição. Quem observa a imagem tem a impressão de estar em frente a uma figura viva.

Conta-se que, certa vez, um viajante visitou a igreja e, ao dar de rosto com aquela admirável imagem de São Bruno, foi incapaz de conter a admiração :

– É perfeita! Só falta falar!

– Engana-se o senhor – respondeu, respeitoso, o monge que o guiava – Esta imagem é perfeita precisamente porque não fala.

A inspirada e singela anedota evoca um dos traços mais marcantes e fascinantes do monge cartuxo.


A Cartuxa

A Ordem dos Cartuxos, também conhecida como Ordem de São Bruno, foi fundada em 15 de agosto de 1084, solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. É uma ordem religiosa católica semi-eremítica de clausura monástica e orientação puramente contemplativa : daí o silêncio absoluto como característica dessa vocação particularmente austera.


O nome

O nome peculiar, ‘cartuxos’, vem da região onde os primeiros monges da ordem se instalaram : uma montanha ao norte de Grenoble Chartreuse, na comuna francesa de Saint-Pierre-de-Chartreuse, em Isère. O nome francês ‘Chartreuse’ era traduzido ao latim medieval como ‘Cartusia’, e daí derivam, em português, as palavras ‘Cartuxa’, para indicar tanto a ordem quanto cada um dos seus mosteiros, e ‘cartuxos’, o termo que se refere aos monges. A ‘Grande Cartuxa’ (‘Grande Chartreuse’, que se vê na foto abaixo) é a casa-mãe da ordem, situada na mesma região francesa da fundação.

 Quanto ao nome ‘Ordem de São Bruno’, ele vem, evidentemente, do nome do santo fundador.



O governo cartuxo

Assim com a Ordem de Cister (dos monges cistercienses, fundada por São Bernardo de Claraval), a Cartuxa é umas das primeiras ordens centralizadas da história da Igreja. Ela é governada pelo Capítulo Geral, uma assembleia que se reúne a cada dois anos. Cada mosteiro tem o seu prior, que é o superior da casa, eleito durante o Capítulo Geral. O prior pode ser mantido ou afastado do cargo conforme cumpra ou não os seus deveres satisfatoriamente, o que torna o governo da cartuxa um dos mais flexíveis e equilibrados de que se tem notícia entre instituições humanas de qualquer época e natureza.


A vocação cartuxa

Os cartuxos conciliam a vida comunitária com a própria vida contemplativa, transcorrendo os seus dias, semanas, meses e anos em silêncio absoluto. Eles, que praticam rígida abstinência e fazem frequentes jejuns, trabalham, estudam e oram, devotando a maior parte de todos os dias à adoração.

Os cartuxos formam a comunidade religiosa comumente apontada como a que professa a maior austeridade dentre todas as ordens religiosas católicas no tocante ao exigente modo de vida. Ao longo dos seus mil anos de existência, a cartuxa sempre manteve um estrito e profundo espírito de pobreza e abnegação, meios que servem aos monges e monjas cartuxos para buscarem a maior intimidade com Deus na oração e na contemplação, livres ao máximo de todo apego material e mundano.

Seu lema, que resume o espírito da vocação cartuxa, é eloquente :

‘Stat Crux dum volvitur orbis’

O que significa? ‘A Cruz permanece em pé enquanto o mundo dá voltas’.


A cartuxa em Portugal e no Brasil 

Entre as cartuxas que existem mundo afora, há uma no Brasil, a de Nossa Senhora Medianeira, em Ivorá, no Rio Grande do Sul, e uma em Évora, Portugal, que você pode ‘visitar’ no seguinte vídeo de 3 minutos produzido pela revista Expresso em janeiro de 2007 :’

            
Fonte :

2 comentários:

Postar um comentário