segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A fantasia Católica tem uma vantagem

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Escreveu o jesuíta Guy Consolmagno J. em
*Artigo de Raffaela Silipo

‘Superman? ‘Acaba sendo chato’. Nada a ver com Frodo, ‘que pode sofrer e falhar e, no final, triunfar’. Os escritores católicos de ficção científica e romances de fantasia têm uma vantagem, diz Guy J. Consolmagno (cientista jesuíta apaixonado pela ficção científica, aquela que o levou à carreira científica) em ‘La Civiltà Cattolica’. John R.R. Tolkien e Gene Wolfe são os exemplos mais óbvios. Porém, entre os escritores mais amados e conhecidos de ficção científica há ‘insuspeitadamente’ muitos católicos. Por quê? ‘Por exemplo, a concepção católica de uma humanidade pecadora implica a presença de personagens que podem ser amados, mesmo quando cometem erros e se comportam mal’.

O artigo, intitulado ‘A Fantasia e a sensibilidade católica’, que será publicado na próxima edição da revista dos jesuítas, aponta que os escritores católicos têm uma vantagem graças à sua fé, mesmo do ponto de vista narrativo. Além disso, Tolkien argumentou em uma carta a outro jesuíta, Robert Murray, ‘O Senhor dos Anéis é fundamentalmente uma obra religiosa e católica : o elemento religioso está enraizado na história e no simbolismo’.

O Catolicismo neste caso ‘é um conjunto de princípios sobre o universo, para além do que podem dizer os astrônomos. E as boas histórias, muitas vezes vêm a partir do embate entre visões de mundo opostas. Ser católicos em um mundo secular significa viver esta tensão : é um bom caminho’. O desafio é sempre este : a batalha entre o bem e o mal, a batalha pelos sentimentos grandes e nobres, a procura de um sentido último das coisas e, acima de tudo, o desejo de grandeza, ‘promover uma imagem que é grande o suficiente para ser universal’. Neste sentido, o objetivo de escritores católicos parece ser, basicamente, encontrar novas maneiras de falar sobre Deus, mas mantendo-se fieis ao verdadeiro Deus’.’


Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário