terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A vida dos expatriados brasileiros em Dubai

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB) 

A torre Burj Khalifa é uma das principais atrações de Dubai
A torre Burj Khalifa é uma das principais atrações de Dubai (AFP or licensors)

*Artigo do Padre Olmes Milani,
Missionário Scalabriniano


‘Os brasileiros são conhecidos por serem sociais e valorizarem as emoções dos encontros e conversas. Contudo, quando migram para outros países ou são expatriados, principalmente os recém-chegados, sofrem o impacto da solidão e isolamento. Como superar a fase de adaptação e de socialização é quem nos fala a sra. Maria Isabel Falcão :

Meu nome é Maria Isabel, moro em Dubai há quase 6 anos. Estou fora do Brasil há 10 anos, tenho dois filhos um de 19 e uma de 8 anos.
Sou idealizadora de um projeto chamado Café Brasileiro em Dubai e administradora de um grupo de ajuda aos moradores no WhatsApp, que hoje possui quase 800 membros.
Café Brasileiro é uma reunião mensal que acontece em diferentes restaurantes em Dubai. Tem o principal objetivo de socializar as pessoas quando chegam. A princípio era feito somente para mulheres, hoje organizamos encontros também para família.
O primeiro encontro aqui em Dubai foi na minha casa logo que cheguei. E em Janeiro de 2013 fizemos o primeiro Café oficial, com apenas 7 mulheres. Era muito difícil convencer as pessoas a irem.
Organizei alguns encontros nos outros países que morei, mas foi somente aqui em Dubai que a reunião tornou-se um grande acontecimento. Talvez pelo fato de que estou morando a mais tempo aqui e então, tive mais oportunidade de persistir na ideia. Hoje recebemos em média 60 pessoas por mês e, em janeiro, vai completar 5 anos. 
Somos um grupo de 5 mulheres organizando estes encontros mas contamos também com a ajuda de várias outras pessoas.
O processo de chegada é sempre muito difícil. Por exemplo : Uma mulher com filhos demora cerca de 6 meses para botar a ‘casa em ordem’. Isto inclui, casa, escola, vida social etc. Passado este prazo muitas se perguntam, e agora o que eu vou fazer?
O Café Brasileiro serve pra preencher esta lacuna.  Temos vários casos de amizade feitas em nossos encontros que duram muito além da sua vida em Dubai.
Fazer esse Encontro acontecer não é uma tarefa fácil!  Mas o lado bom, é saber que muita gente se beneficia, inclusive nós.
No Café Brasileiro a gente troca experiências, vira amigo, vira família brasileira! Família, pois será com esses amigos que vamos passar a conviver e a comemorar datas especiais.
Com tudo isso, eu aprendi que ida de expatriado é uma incógnita, e sei que a qualquer momento podemos ir embora….como é o meu caso agora… Em 2018 estaremos de mudança para Finlândia, mas vamos com a certeza de que pudemos ajudar e ser ajudados.
Gostaria de lembra-los também que temos nossa missa em Português, realizada uma vez por mês que faz grande diferença na nossa vida.’

Parabéns pela bela e oportuna inciativa aqui nos Emirados Árabes Unidos que nos incentiva à acolhida a quem chega e que tenha sucesso também na Finlândia.’

Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário